Como avaliar um carro usado para evitar dor de cabeça

A avaliação cuidadosa de um carro usado é essencial para evitar futuras dores de cabeça. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer uma escolha informada:

… um minuto de sua atenção:

Se estiver pensando em comprar seu carro , conheça o trabalho da Aline Deolindo e o projeto Jornada da Compra do Carro Ideal e aprenda a fazer uma vistoria completa. Nesse curso, você aprenderá a avaliar e ter segurança de que fez um bom negócio:

Antes de tudo, entenda rapidamente o lado do vendedor. Geralmente os motivos sao os mesmos, desde dividas, manutencao cara e para trocar de carro. Em todos os casos, o vendedor que pegar a maior quantidade de dinheiro pelo carro usado.

… um minuto de sua atenção:

Se estiver pensando em comprar seu carro usado, conheça nossa parceira “Jornada da Compra do Carro Ideal” e aprenda fazer uma vistoria completa. Nesse curso você aprende a avaliar e ter segurança de que fez o um negocio:

Geralmente os carros são vendidos por que a manutenção ficou cara

Um dos principais motivos e a manutenção preventiva ou corretiva de algum problema ja existente no carro. Entre os problemas mais comuns estão:

  • Suspensão batendo ou “balançando”, o custo médio da troca das suspensões e de 1200 reais.
  • Problemas na embreagem ou atuador de embreagem. Geralmente a mão de obra e mais cara que o valor da peça em si. Um kit de embreagem custa aproximadamente 1100 reais e a mão de obra pode chegar a 1500 reais.
  • Vazamentos de óleos ou fluidos. Problemas geralmente associados ao motor, costumam ser uma caixa de surpresas. Podendo ser uma simples troca de vedação ou uma retifica completa.
  • Quilometragem acima dos 60mil, não e bem um problema mas impacta diretamente no valor de revenda do veiculo.

Citei aqui alguns dos principais motivos que levam uma pessoa a passar o carro para frente para não arcar com o custo da manutenção. Contudo, lembrando que mais de 60% dos carros comercializados possuem indícios de adulteração na quilometragem.

Verifique a Documentação e a Coerência das Informações

Compreenda e avalie a documentação do veículo. Verifique se há divergências entre os números de chassi, motor e outras peças.

Hoje existem vários profissionais que fazem essa consulta, inclusive alguns sites. Então, consulte serviços que oferecem vistoria documental completa para verificar débitos estaduais, alienação, registro de acidentes e histórico de leilões.

    Quais problemas que pode ocorrer por problema na documentação?

    Além do problema principal de ser um carro legalizado, que não seja fruto de roubo ou algo semelhante, existe o problema na contratação de seguro.

    Algumas regiões do Brasil, como Rio de Janeiro não costumam fazer seguros de carros de leiloes ou “recuperados”, com remarcação do chassi, por exemplo. Sendo assim, tem que ficar atento quanto a região onde vai comprar seu carro para você decidir se será um bom negocio comprar um carro com “anotações” na documentação.

    Avalie a Pintura e a Estrutura

    Procure por imperfeições na pintura, como bolhas, áreas de ferrugem ou resquícios de massa plástica. Isso pode indicar envolvimento do carro em acidentes.

    Verifique a estrutura do veículo quanto a sinais de colisões anteriores.

    Estofamentos e Revestimentos

    Avalie o estado dos estofamentos e revestimentos internos. Verifique se há rasgos, manchas ou desgaste excessivo.

    Teste o Funcionamento Mecânico:

    Ouça o som do motor e observe possíveis trepidações no painel.

    Teste os pedais (acelerador, freio e embreagem) e a troca das marchas.

    Verifique o funcionamento do ar-condicionado e dos vidros elétricos.

    Consulte Valores e Peça Opiniões:

    Consulte valores em sites especializados.

    Converse com pessoas que possuem o mesmo modelo de carro.

    Visite lojas e fale com vendedores.

    Peça para dar uma volta no veículo.


      Comentários

      Deixe um comentário

      O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *